Mercado imobiliário em 2025 e perspectivas para 2026
12/02/2026 - Mercado Imobiliário
E-book produzido pela Abrainc reúne dados e análises sobre o desempenho da atividade
Em 2025, o mercado imobiliário brasileiro se mostrou resiliente mesmo diante dos juros elevados, sobretudo, em razão do crescimento do emprego e da expansão dos salários e da renda real, que ancoraram a intenção de compra. É o que mostra o e-book Mercado Imobiliário em Foco: Indicadores 2025 e Perspectivas 2026, recém-lançado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que também aponta o provável cenário para 2026.
Produzida pelo Departamento de Estudos Econômicos da entidade, a publicação credita ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV) papel central nos resultados alcançados em 2025, ano em que o programa registrou número recorde de contratações e ultrapassou dez milhões de unidades habitacionais financiadas desde que foi criado, em março de 2009. Além de ter facilitado o acesso à casa própria, o MCMV impactou positivamente o emprego e a renda e reduziu o custo do financiamento para as famílias beneficiadas.
Os dados também revelam uma valorização imobiliária consistente nas principais capitais, estabilidade em volume de lançamentos e vendas expressivas, além de desempenho positivo das incorporadoras de capital aberto, resultados que ilustram a capacidade de adaptação do setor e sua importância para a economia do país.
Clique
aqui para acessar a publicação.